Marcos Rocha vem implementando políticas públicas integradas, combinando educação ambiental, fiscalização e uso de tecnologia para garantir resultados efetivos na redução das queimadas

Porto Velho, RO - 
O compromisso do governador de Rondônia, Marcos Rocha com a preservação ambiental tem se traduzido em ações concretas para reduzir os impactos das queimadas no estado. Como parte desse esforço, o governo de Rondônia está promovendo uma série de atividades educativas nos distritos de Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã, entre os dias 24 e 28 de março, dentro do Plano Multinível de Prevenção às Queimadas.

A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao fogo, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Para o governador Marcos Rocha, a educação ambiental é um dos pilares para a mudança de comportamento e a proteção dos recursos naturais.

"As queimadas são um grande problema para o meio ambiente, e a população pode adotar práticas que evitem agravar ainda mais a situação. Ações voltadas à conscientização junto às crianças garantem que, desde cedo, elas compreendam a importância de preservar o meio ambiente", destacou.

A estratégia do governo de Rondônia envolve um trabalho conjunto entre a Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Sedam e o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), promovendo palestras em escolas rurais e visitas de orientação a produtores. Além de alertar sobre os impactos das queimadas, as equipes fornecem informações sobre o uso correto do fogo e incentivam práticas sustentáveis.


O plano do governo não se limita apenas à conscientização. Com um olhar estratégico, a gestão de Marcos Rocha vem implementando políticas públicas integradas, combinando educação ambiental, fiscalização e uso de tecnologia para garantir resultados efetivos na redução das queimadas.

A construção de uma cultura de responsabilidade ambiental tem sido prioridade, envolvendo desde a comunidade escolar até produtores rurais e demais setores da sociedade.


Da Redação