Objetivo é conceder bolsa de estudo integral a porto-velhenses em situação de vulnerabilidade social; são 126 vagas ofertadas


Candidatos devem observar os requisitos legais para concorrer às vagas

 As inscrições para o Processo Seletivo 2025.1, do Programa Faculdade da Prefeitura, começam na próxima segunda-feira (13) e vão até 19 de janeiro de 2025. São ofertadas 126 vagas, entre ampla concorrência e vagas preferenciais, nas quatro instituições de ensino superior, Fimca, Metropolitana, São Lucas e UniSapiens, aderentes ao Programa. As inscrições serão feitas em etapa única, exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico https://faculdadepvh.portovelho.ro.gov.br.

As vagas estão distribuídas entre os cursos que as faculdades oferecem em seus processos seletivos próprios, como Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Administração, Enfermagem, Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Cabe destaque a dois cursos novos: o de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Engenharia de Software.

  • O conselheiro presidente do Programa Faculdade da Prefeitura, Augusto Leite, explica que os requisitos legais para concorrer às vagas são:

1) não possuir nível superior;
2) ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio;
3) ter cursado o ensino médio todo na escola pública, ou na particular, na condição de bolsista integral;
4) ser residente e domiciliado em Porto Velho há, no mínimo, cinco anos, contados imediatamente antes da concessão do benefício (ou seja, desde o início de 2020, pelo menos);
5) comprovar renda mensal per capita de até um salário-mínimo e meio.

Ainda de acordo com Leite, o Programa Faculdade da Prefeitura, criado em 2010, já beneficiou quase 1.400 munícipes de Porto Velho ao longo desses mais de 14 anos de existência, transformando a realidade de famílias em vulnerabilidade socioeconômica.

“O objetivo do Programa Faculdade da Prefeitura é conceder bolsa de estudo integral a munícipes de Porto Velho em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do município ao oferecer profissionais qualificados ao mercado de trabalho”, afirmou o conselheiro presidente.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)