A fundação de Porto Velho está profundamente ligada à construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, iniciada em 1907

‌Porto Velho, Rondônia -
O dia 24 de janeiro marca o 110º aniversário da instalação do município de Porto Velho, uma das maiores capitais da região Norte, uma cidade rica em história e características geográficas únicas. Para comemorar a data, a Prefeitura realiza, na sexta-feira (24), na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a partir das 7h30, celebração com programação especial para todas as idades e valorizando as raízes culturais e históricas da capital rondoniense.

Para o prefeito Léo Moraes, Porto Velho é um município que se destaca não apenas por seu vasto território, mas pela diversidade cultural e histórica que marca a cidade e sua população diversificada, resultante da imigração interna e externa. "Por tudo isso, a capital de Rondônia continua a surpreender e encantar. Estamos todos de parabéns pelos 110 anos da nossa cidade, pela qual estamos trabalhando diuturnamente para realizar mudanças necessárias em prol da nossa população. Parabéns, Porto Velho”, disse.

PROGRAMAÇÃO

A programação inclui “Bike Tour PVH”, um passeio ciclístico por vários pontos da cidade. A volta da Litorina, marcando um retorno aos trilhos da histórica ferrovia. A festa também conta com uma importante ação social, a participação da Carreta do Amor com atendimentos de coleta de exames e vacinas para a população. Apresentações musicais no Complexo Madeira Mamoré, dentre outras atrações, também fazem parte da iniciativa.

Apresentações musicais no Complexo Madeira Mamoré, dentre outras atrações, também fazem parte da iniciativa


HISTÓRIA


Atualmente com mais de 460 mil habitantes, conforme o IBGE (2022), Porto Velho nasceu das instalações portuárias, ferroviárias e residenciais da Madeira-Mamoré Railway Company e hoje se encontra em pleno desenvolvimento, com oportunidades de trabalho e em constante expansão.

O dia 24 de janeiro de 1915 ficou marcado com a instalação do município de Porto Velho, então pertencente ao estado do Amazonas, com posse do superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia de Souza Brejense, indicado pelo governador do Amazonas, Jônatas Pedrosa e os intendentes (vereadores).

A fundação de Porto Velho está profundamente ligada à construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, iniciada em 1907. Este projeto nasceu para facilitar o transporte de borracha da Amazônia pelos portos, superando obstáculos naturais do Rio Madeira. Esse desenvolvimento ferroviário foi uma consequência do Tratado de Petrópolis com a Bolívia, sendo crucial para a expansão econômica regional.

Em 1981, no processo de criação do Estado de Rondônia, a cidade de Porto Velho foi escolhida como a capital política administrativa, sendo o polo das decisões estaduais desde a instalação do Estado em 4 de janeiro de 1985.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)