Com chance de umidade do ar abaixo de 60% e altas temperaturas, é recomendado o aumento do consumo de água e a redução de exposição ao sol nas horas mais quentes


Névoa de poluição cobre a cidade de São Paulo, que tem pior qualidade do ar do mundo — Foto: Edilson Dantas

 Ainda refém da fumaça e da poluição proveniente dos incêndios, a cidade de São Paulo deverá passar por uma alteração no clima para os próximos dias, com intervalos de chuva, tempo nublado e sol. Nesta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” para o estado de SP devido ao acumulado de chuvas.

Com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, esta segunda-feira da capital paulista conta com previsão precipitação distribuída ao longo do dia, e temperatura máxima estável em 22 °C.

No dia seguinte, terça-feira, a chuva dá lugar a um tempo encoberto, com ventos fracos, estabilidade nas temperaturas em 14 °C e 20 °C e intervalo de nível de umidade entre 100% e 50%. Já na quarta-feira, o calor volta à cidade de São Paulo, com ligeira queda na umidade mínima, muitas nuvens, e temperatura máxima de 25 °C, com tendência a elevação.

Pedestre caminha em ponte sobre a Marginal Pinheiros em dia de poluição recorde em São Paulo — Foto: Edilson Dantas/O GLOBO

Com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada, na quinta-feira, a temperatura tende a aumentar ainda mais, com 29 °C de máxima e amplitude térmica de 17 °C em relação à mínima, 12 °C. Ventos com tendência para fracos e umidade com intervalo de 100% a 40%.

Na sexta-feira, o quadro de chuva isolada deverá se repetir, mas a umidade mínima poderá ter queda para 20%. Nesse dia, a temperatura máxima vai a 34 °C com tendência para elevação, e a possibilidade de maior amplitude térmica da semana, com mínima de 14 °C.

Veja a previsão para outras cidades afetadas pelas partículas dos incêndios

Já em Cuiabá, no Mato Grosso, a semana será marcada por calor intenso, com temperaturas variando entre 26 °C e 43 °C. Espera-se umidade baixa, entre 10% e 30%, o que exige cuidados com a hidratação. Não há previsão de chuva, mas o tempo será de poucas nuvens, com névoa seca prevalente, especialmente até quarta-feira​.

A cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, terá variação de temperatura entre 15 °C e 38 °C durante a semana. O domingo trará pancadas de chuva, mas o restante dos dias será seco. A umidade relativa do ar ficará entre 20% e 40%, com atenção aos níveis mais baixos nos períodos mais quentes​.

Incêndio atinge o Parque Nacional de Brasília neste domingo — Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A capital do país, Brasília, enfrentará uma semana de calor com temperaturas entre 16 °C e 33 °C. A umidade do ar será crítica, variando de 10% a 20%, principalmente nos dias mais quentes. O tempo será predominantemente seco e com névoa​.

Com mais de 150 dias sem chuva, Belo Horizonte terá uma semana com temperaturas entre 14 °C e 29 °C. O céu estará nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, principalmente na terça e quarta-feira. A umidade relativa do ar pode chegar a níveis preocupantes, com mínimas de 20%​.


Fonte: O GLOBO