Pela primeira vez um time de Rondônia chega a terceira fase da competição nacional

 O Porto Velho Esporte Clube conquistou no último sábado, 3, a vaga para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D 2024. A Locomotiva faz história como o primeiro clube rondoniense a chegar a terceira fase da competição nacional. O tricolor está entre as 16 melhores equipes da 4ª Divisão do futebol brasileiro, a quatro jogos do acesso à Série C.

O time comandado interinamente por Tiago Batizoco, que também acumula função na diretoria do clube, não conseguiu mostrar em casa a mesma intensidade de jogo que aplicou na partida de ida quando empatou em 2-2 no Piauí.

Com o time pressionado pelo River, o torcedor que lotou o Estádio Aluízio Ferreira, alternou momentos de tensão e de protestos contra as opções na escalação e as decisões nas alterações que deixaram isolados os atacantes Luan Viana, que atuou no primeiro tempo, e Erivan que o substituiu.

Com pouca produtividade no meio-campo e ataque, a defesa acabou ficando pressionada com as constantes investidas do River que propôs mais o jogo, levando perigo à área da Locomotiva. Um resultado negativo em casa não aconteceu graças a boa atuação do goleiro Digão que impediu que a bola entrasse e manteve o placar inalterado.

Com o fim do tempo regulamentar e o placar em 0-0, a decisão da vaga foi para as cobranças de penalidades. Renan, Rodrigo, Rael e Felipe Pará converteram para o River, e Endrean teve a cobrança defendida por Digão. Sorbara, João Carlos, Caio Vinícius e João Vitor acertaram as suas cobranças pelo Porto Velho, Erivan acertou a trave. Com o fim da série de cinco cobranças empatada em 4-4, a disputa foi para as cobranças alternadas. Digão defendeu a cobrança de Renan, e Pedro Bahia marcou o gol da classificação do Porto Velho.

Nas oitavas de final o Porto Velho viaja novamente ao Nordeste. Desta vez vai à Sergipe para enfrentar o Itabaiana. A CBF irá confirmar nos próximos dias as datas dos jogos, mas a previsão é que as partidas de ida aconteçam no dia 11 de agosto, e os jogos de volta no dia 17. O Porto Velho faz em casa o jogo de volta.


Fonte: Folha do Sul