Saiba ainda quais são os investimentos previstos para este ano
A qualidade da energia elétrica fornecida em Rondônia melhorou 55% no mês de junho deste ano em relação a dezembro/2019, após a Energisa assumir a concessão no Estado. A melhoria da qualidade é medida, por exemplo, pela quantidade e duração das interrupções no fornecimento de energia elétrica. Em Junho/2024, os consumidores rondonienses tiveram disponibilidade do fornecimento de energia durante 99,87% do tempo no mês. O DEC (Duração Equivalente de Interrupções) é medido em horas e, o registrado em junho deste ano, foi 23% melhor do que o do mesmo mês do ano passado.
Os números superaram a meta estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e revelam um recorde quebrado pela Energisa em Rondônia. “O resultado do mês de junho foi 6% melhor do que o nosso recorde anterior, que havia sido registrado em junho de 2022. Isso significa que os investimentos e o empenho das nossas equipes têm refletido em qualidade no serviço prestado aos nossos clientes”, afirma o supervisor de Pós-Operação da Energisa em Rondônia, Agnes Felipe Lima de Moura.
Nos cinco primeiros anos da concessão em Rondônia, a Energisa aumentou em quase 40% a capacidade energética do Estado, além de implantar mais de 1 mil quilômetros de linhões de alta tensão e 1 mil quilômetros de fibra ótica e instalar mais de 31 mil transformadores. Os investimentos, agora, têm refletido na qualidade da energia entregue aos consumidores.
Até o fim deste ano, quando completa seis anos de operação no Estado, os investimentos da concessionária devem chegar a R$ 3,7 bilhões. Somente em 2024 devem ser investidos R$ 600 milhões.
“Temos trabalhado para garantir que os nossos 700 mil clientes, que estão distribuídos nos 52 municípios, sejam atendidos por um sistema elétrico mais sólido e confiável. Por isso, continuamos empenhados não somente na melhoria, mas também na expansão da rede elétrica. Ao entregarmos um sistema robusto e um produto de qualidade, contribuímos diretamente com o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida dos rondonienses”, explica Valdinei Leandro Ribeiro, coordenador do Centro de Operações da Energisa.
Entre os investimentos previstos para 2024, estão a instalação de religadores para redução da interrupção no fornecimento de energia e automação do sistema, instalação de banco reguladores de tensão e reforma de circuitos de baixa para melhoria da tensão entregue.
0 Comentários