Oficina foi aplicada pelo intérprete Marcus Loureiro.

Porto Velho, RO - A Língua Brasileira de Sinais foi tema de palestra na tarde desta terça-feira (30) no estande da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) na Feira de Agronegócios de Ariquemes (Agroari), promovido pela Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA). O evento ocorre durante a 39° edição da Exposição Agropecuária e Comercial (Expoari), no Parque de Exposições.

A palestra foi ministrada pelo intérprete Marcus Loureiro aos alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, de Ariquemes, e teve o objetivo de destacar a importância da inclusão da Língua Brasileira de Sinais no ambiente escolar e sobre a necessidade de contar com professores capacitados para o ensino de Libras.

Palestra contou com a interação dos alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (Foto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO)

"A oficina teve o propósito de falar sobre Libras, a Língua Brasileira de Sinais que, por meio de Lei, é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão em nosso país. Nós temos o Português e quando falamos de Libras não podemos esquecer do Instituto Nacional de Educação de Surdes, o INES, que é uma referência na área", ressaltou Marcos Loureiro.

Para o palestrante, é fundamental que os professores tenham um conhecimento teórico e prático sobre os gêneros do discurso em Libras. "A Escola do Legislativo está capacitando profissionais para interpretar, compreender e reproduzir a língua de sinais. É uma oportunidade de aprofundamento para uma comunicação acessível e eficiente", disse.


Intérprete destaca o aprofundamento para uma comunicalção acessível eficiente (Foto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO)

Durante a palestra, o intérprete Marcus Loureiro aproveitou a oportunidade para abordar os conceitos e definições sobre os gêneros do discurso em Libras, como atividades práticas a partir de enumeração de itens e tópicos. Ao final da palestra, o palestrante conduziu uma dinâmica prática com os alunos, utilizando o alfabeto manual e os números da Língua Brasileira de Sinais e reforçando a importância do alfabeto manual como um recurso essencial para a inclusão e a comunicação eficiente com a comunidade surda.

"É uma oportunidade para que os alunos possam vivenciar diretamente a comunicação em Libras, fazendo com que eles possam se familiarizar com a forma e o uso dos sinais em uma experiência interativa e educativa", encerrou.

Requerimento nº. 1285/2024, proposto pelo deputado estadual Alex Redano, foi aprovado no último dia 19 de julho em Sessão Extraordinária para a instalação da Escola do Legislativo Itinerante durante a realização da Feira de Agronegócios de Ariquemes (Agroari).


Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO