Entidade reverte bandeira amarela devido às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no país
Porto Velho, RO - A conta de luz terá bandeira verde em agosto, sem custo extra aos consumidores, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (26).Em julho, a tarifa estava sob bandeira amarela, com custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos.
Segundo a Aneel, a reversão ocorreu devido às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no país. A bandeira permaneceu verde por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024.
O diretor da agência, Sandoval Feitosa, explica que a expectativa de menor volume de chuva em julho acabou se confirmando, porém, o volume de precipitações na região Sul contribuiu para a reversão da cobrança extra em agosto.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Fonte: CNN Brasil
0 Comentários