Na St. Edward’s School, em Oxford, os estudantes participam de aulas de inglês até o meio-dia

Porto Velho, RO - Vinte estudantes de Rondônia desembarcaram para um intercâmbio de duas semanas na Inglaterra, custeados pelo governo do estado, no dia 23 de julho. Os alunos selecionados estão matriculados em escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, que aderiram ao projeto “Aprendizagem e Diversidade do Ensino da Língua nas Escolas Públicas”. Na St. Edward’s School, em Oxford, os alunos participam de uma série de atividades acadêmicas e culturais.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a programação dos estudantes vai além do desenvolvimento linguístico, oferece aos alunos a chance de melhorar suas habilidades, conectar-se com pessoas de todo o mundo e explorar novas culturas. “Foram oferecidos a todos os participantes o custeio de passaporte, a acomodação com alimentação, o curso em Oxford, as passagens intermunicipais e internacionais, e uma ajuda de custo para eventuais despesas. O conhecimento adquirido durante o intercâmbio vai contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento dos alunos”, destaca.

AGENDA DOS ESTUDANTES


O cronograma de atividades inclui:Café da manhã às 7h30, seguido de assembleia às 8h20;
Aulas de inglês a partir das 9h até o meio-dia;
Após o almoço, atividades esportivas como basquete, futebol e voleibol, além de tarefas de interação como teatro, dança e confecção de jogos;
Das 20h às 21h, shows de talentos, noites de filmes e desfiles de moda.

Todas as ações promovem o desenvolvimento físico e habilidades esportivas, e a socialização e o trabalho em equipe. À noite, a programação varia para proporcionar uma experiência ainda mais rica e diversificada, possibilitando que os estudantes explorem suas habilidades artísticas e desfrutem de momentos de lazer e descontração.

ORGANIZAÇÃO



A primeira excursão ocorreu no dia 29 de julho, com uma viagem à cidade de Bath

As assembleias, realizadas todas as manhãs, são momentos importantes para a organização do grupo. Segundo o coordenador do programa, Djair Fogaça, “diariamente, todos os estudantes se reúnem no auditório para receber informações sobre as atividades do dia seguinte, relembrarem regras e receberem orientações sobre as aulas e horários. Estas reuniões são essenciais para garantir que todos estejam cientes das expectativas e horários, promovendo um ambiente organizado e harmonioso”, explicou.

Além das assembleias, os estudantes participam de reuniões de grupos da casa, que ocorrem às 21h30. “Estas reuniões são específicas para repassar orientações sobre o uso das acomodações. Cada prédio de hospedagem realiza suas próprias reuniões, garantindo que todas as necessidades e regras sejam adequadamente comunicadas e seguidas”, frisou.

EXCURSÕES


Realizadas às segundas-feiras, as excursões são um destaque do programa. O primeiro passeio ocorreu no dia 29 de julho, com uma viagem à cidade de Bath. Os estudantes partiram às 9h da manhã e retornaram no final do dia, por volta das 18h, após explorarem a rica história e cultura local. A próxima excursão será no dia 5 de agosto, quando os estudantes vão visitar Londres. A programação inclui visitas ao Palácio de Kensington, London Eye, Big Ben e diversos museus, proporcionando uma experiência educativa e cultural inesquecível.

Para a estudante, Kyara Aiko da escola EEEFM Raimundo Euclides Barbosa do município de Pimenta Bueno, a palavra alegria resume o que está sentindo. “Fiquei feliz de saber que meu esforço de participar da seleção rendeu resultados. Estou em Oxford, aproveitando cada momento e sendo motivada a buscar mais oportunidades como esta. Cada experiência adquirida, aqui, tem valido a pena!”

Fonte: Secom RO