Organizadores afirmam que este é o maior evento de licitações da Região Norte do país

Porto Velho, RO - Durante o período de 27 de fevereiro a 1º de março, 25 servidores da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) participam do 2º Congresso Amazônico de Licitações e Contratações Públicas, que acontece no Auditório da Faculdade Católica de Rondônia, em Porto Velho.

A carga horária do evento será de 26 horas de cursos, palestras e oficinas, cujo público-alvo é de gestores e fiscais de contratos, membros de comissões de licitação, procuradores e advogados públicos, pregoeiros, auditores e servidores de órgão de controle interno e externo, entre outros interessados.

“A Assembleia Legislativa de Rondônia, ao proporcionar aos seus servidores a oportunidade de participar do 2º Congresso Amazônico, que foca na aplicação da nova Lei de Licitações e no aprimoramento dos procedimentos das execuções contratuais. O intuito é de sempre colocar em primeiro lugar o interesse público e desempenha um papel crucial no fortalecimento da gestão pública e na promoção da transparência e eficiência”, observa Sandra Viana Teles, chefe de Divisão de Elaboração de Termo de Referência da Secretaria Administrativa da Alero, que participa do evento.

Ela ainda completa: “A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) introduz mudanças significativas na forma como o poder público contrata serviços e adquire bens, buscando modernizar e tornar mais eficientes os processos de licitação.

Ao investir na capacitação de seus servidores para entenderem e aplicarem corretamente estas novas diretrizes, a Assembleia Legislativa de Rondônia não só garante a legalidade e a conformidade de suas ações com a legislação vigente, mas também promove uma cultura de responsabilidade e ética no uso dos recursos públicos”.

Entre os palestrantes renomados estão Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Benjamin Zymler, Ronny Charles, Murilo Jacoby, Paulo Alves, Irene Nohara, Janderson Barbosa, Ronaldo Correa, Lindineide Cardoso, Fabrício Mareco, Tania Chioato, Francisco Netto, Danilo Falcão, Guilherme Nunes e César Wanderlei.

Segundos os organizadores da atividade, este é o maior evento de licitações da Região Norte do país com quatro dias de imersão com as maiores referências da área de licitações e contratos administrativos. “Capacitar servidores não apenas os habilita a enfrentar desafios contemporâneos na administração pública, mas também prepara a Assembleia para responder de forma ágil e eficaz às futuras mudanças na legislação e nas exigências da sociedade.

Isso demonstra um compromisso com a melhoria contínua e com a sustentabilidade a longo prazo da gestão pública em Rondônia, alinhando-se aos objetivos de promover o desenvolvimento regional sustentável e de fortalecer a governança na região Amazônica”, reforça Sandra Viana Teles.

Por fim, ela ainda destaca que “o congresso tem a participação dos maiores especialistas em licitações, como a maior doutrinadora de direito administrativo do Brasil Maria Sylvia Zanella Di Pietro”.

Fonte: ALE/RO