Sicoob Fronteiras destaca evolução do Concurso Cultural com mais de 2 mil alunos inscritos

 

Em apenas dois anos, o Sicoob Fronteiras registrou um salto no número de escolas participantes do Concurso Cultural, de seis para 21 instituições de ensino nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em 2022, 800 alunos do 3°, 5°, 7° e 9° anos do Ensino Fundamental participaram do concurso, que neste ano alcançou 2.155 estudantes inscritos, envolvendo 84 professores.

"Esse crescimento é um indicativo do engajamento das escolas e da relevância do tema do cooperativismo para a educação dos nossos estudantes.

Esses dados finais de inscrição, refletem também o empenho dos voluntários em realizar atividades que vão gerar impactos sociais positivos em nossas comunidades, colocando o cooperativismo em destaque", destacou o presidente do Sicoob Fronteiras, Carlos Biazi.

Por meio do Concurso Cultural, o Instituto Sicoob tem buscado reforçar o seu compromisso em fomentar o cooperativismo nas escolas, por meio da proposição de um tema que promova, entre os alunos, a construção de conhecimentos geradores de práticas mais cooperativas, aprendidas e vivenciadas com base em valores e princípios cooperativistas, durante as atividades escolares.

"Neste ano, com o tema Escola que coopera, faz um futuro melhor, o projeto visa promover o cooperativismo nas escolas de ensino fundamental, para os estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura cooperativa desde cedo, estimulando o aprendizado de valores essenciais como cooperação, responsabilidade e solidariedade", completa o presidente Carlos Biazi.

Encerradas as inscrições, nesta nova etapa as equipes do Sicoob Fronteiras, junto aos professores e equipes pedagógicas das escolas participantes, vão desenvolver ações lúdicas buscando incentivar o senso crítico dos alunos na produção de desenhos, crônicas, poemas e tiras, conforme a idade e o nível escolar do aluno.

Os alunos do 3º ano devem produzir desenhos que expressem o tema do concurso deste ano: "Escola que coopera, faz um futuro melhor". Por sua vez, os alunos do 5º ano produzirão crônicas, privilegiando e valorizando sequências de eventos e imagens que sustentem relação próxima entre o tema do concurso e a realidade local. Já os alunos do 7º ano produzirão poemas compostos por versos livres ou de estrutura fixa, utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros da linguagem que viabilizem a compreensão do tema do Concurso e os alunos do 9º ano produzirão tiras em quadrinhos com texto crítico-reflexivo produzido a partir do tema do concurso.

Presente em três estados, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Sicoob Fronteiras conta hoje com 23 agências em 22 cidades brasileiras. Além de produtos e serviços, o Sicoob Fronteiras busca promover a justiça financeira por meio do cooperativismo.

(Giliane Perin p/ Sicoob Fronteiras)