Vacina contra a raiva para cães e gatos estará disponível de sexta a domingo em quatro pontos do distrito

Porto Velho, RO - O distrito de União Bandeirantes é o próximo contemplado com mais uma etapa da vacinação antirrábica itinerante, que ocorre nos dias 25, 26 e 27 de agosto em quatro pontos da localidade. O trabalho, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem como objetivo promover a imunização de cães e gatos contra a raiva, uma doença que pode ser fatal tanto para os animais quanto para os seres humanos.

A vacinação é gratuita e garante a segurança não apenas dos animais, mas também da comunidade em geral. Será realizada em quatro pontos estratégicos de União Bandeirantes, sendo:

Datas e Horário:

25 de agosto (sexta feira) das 13h às 18h
26 de agosto (sábado) das 8 às 18h

Ponto 01 – Escola Estadual César Freitas Cassol (av. Imigrantes S/N Centro)
Ponto 02 – Escola Municipal 03 de Dezembro (av. Brasil S/N Centro)
Ponto 03 – Ponto de Apoio da Malária (av. 14 de Julho com linha P.O.)

Dia: 27 de agosto (Domingo) das 8h às 14h
Local: Vila Petrópolis – Ponto fixo na Oficina Wilhas Motos.


Vacinação é gratuita e garante a segurança de animais e humana

A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central dos mamíferos, incluindo cães e gatos. Ela é transmitida principalmente pela mordida de um animal infectado e pode levar a sintomas graves, como agressividade, paralisia e convulsões. Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para os humanos, representando um risco à saúde pública.

Edson Cruz, gerente da Divisão de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), explica que a vacinação antirrábica é essencial para evitar a influência da raiva e proteger a saúde dos animais e de toda a comunidade.

“A vacina é segura, eficaz e é a maneira mais eficiente de prevenir a doença em cães e gatos. Além disso, a imunização regular dos animais de estimação contribui para a criação de uma barreira protetora que ajuda a controlar a disseminação da raiva”, garante o profissional.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)