Compartilhando Saúde" foi um projeto que nasceu a partir da criação de um grupo técnico, formado por secretários de saúde dos municípios sede de região

Porto Velho, RO -
A prefeita de Ariquemes Carla Redano (União), usou suas redes sociais para anunciar a ampliação do atendimento de cirurgias eletivas no Hospital Municipal. De acordo com a chefe do executivo municipal, nos primeiros seis meses do ano de 2023, foram realizadas 448 cirurgias eletivas em Ariquemes. Disse ainda que a fila para cirurgias ginecológicas diminuiu muito.

"Atualmente, apenas 17 mulheres estão aguardando por cirurgias ginecológicas, as quais serão feitas nos próximos dias. Isso sem contar as cirurgias de emergência, e os procedimentos cirúrgicos para operar catarata e pterígio, realizados durante os mutirões de atendimento." Disse a prefeita. A prefeita completou. "Estamos trabalhando muito para oferecer o melhor aos pacientes da rede SUS." Finalizou Carla Redano.

Projeto Compartilhando Saúde:



"Compartilhando Saúde" foi um projeto que nasceu a partir da criação de um grupo técnico, formado por secretários de saúde dos municípios sede de região (Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena), e Secretaria de Saúde do Estado (SESAU) no segundo semestre de 2022.

O grupo se reuniu, desde então, mensalmente para discutir ações voltadas para regulação e fortalecimento da porta de urgência. Foi aí que o Governo de Rondônia disponibilizou R$ 41 milhões para o projeto, com o objetivo de reduzir as filas de espera em cirurgias eletivas.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Lorena Fiorenzani, a adesão do município de Ariquemes ocorreu em março de 2023. Em junho, com a publicação da portaria, ocorreu o repasse da primeira parcela aos municípios, onde Ariquemes recebeu R$ 1.559.217,49 (um milhão, quinhentos e cinquenta e nove mil, duzentos e dezessete reais e quarenta e nove centavos). Ariquemes receberá ainda, outros dois repasses, do mesmo valor, que acontecerá conforme a prestação de contas das cirurgias realizadas, de acordo com o plano de ação.

O governador de Rondônia Marcos Rocha (União), reforça que o projeto "Compartilhando Saúde", tem como objetivo promover a descentralização dos serviços e das ações de saúde para a rede municipal, por intermédio do fortalecimento dos municípios por meio de transferência de recursos.

“O Governo de Rondônia está atuando para a solução de problemas na saúde e redução das filas de cirurgias e entrega de medicamentos, que poderão ser adquiridos, ou seja, é esta a diferença, Estado e Municípios estão unidos para que consigamos fazer o melhor para a população”, pontuou.