Foram realizadas diversas atividades como brincadeiras em grupo, entrega de brindes, oficina de pintura e passeio em viaturas
Porto Velho, RO - Na tarde do domingo, 4 de dezembro, ocorreu a celebração do Dia da Polícia Penal, data em que no ano de 2019, foi promulgada a emenda constitucional criando a nova polícia, e em um grande evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, policiais penais, seus familiares e população comemoraram os três anos da polícia penal.O evento contou com homenagens aos policiais penais veteranos da Sejus
O evento aconteceu no Espaço Alternativo da Capital e iniciou às 17h, com abertura da Capelania da Sejus, se encerrando às 20h. A ação contou com homenagens aos policiais penais veteranos e diversas atividades voltadas ao lazer, aliadas às ações de cunho informativo, para que todos conhecessem as atribuições e área de atuação da nova polícia de Estado. O evento contou com um público em torno de 1000 pessoas.
BLITZ EDUCATIVA
Com o apoio da polícia de trânsito de Porto Velho, a Polícia Penal realizou uma Blitz educativa, entregando folders e palestrando nas imediações do Espaço Alternativo e aproveitando o grande fluxo do domingo, somado a movimentação do evento, foram entregues em média, 500 folders, contendo informações sobre atuação, criação, atribuições, e Grupo de Ações Penitenciárias Especiais da Polícia Penal – GAPE.
ATENDIMENTO DE SAÚDE
A Gerência de Saúde da Sejus – Gesau, prestou cerca de 300 atendimentos entre aferição de sinais vitais, pressão arterial, frequência cardíaca, saturação, teste de glicemia, orientações sobre hipertensão e diabetes e acolhimento psicológico. A equipe foi formada por 30 profissionais de saúde, com o apoio dos coordenadores dos cursos de Enfermagem e Psicologia da Universidade da Amazônia – Unama e equipe UTI móvel da empresa GMED.
Espaço Kids
As crianças presentes no evento tiveram diversas opções para se divertirem, como oficinas de pintura, passeios de viaturas e várias brincadeiras coordenadas pela Escola de Serviços Penais da Sejus – Esep, onde foram entregues mais de 100 bolas e redes produzidas no sistema prisional do Estado.
Entrega das Carabinas de Pressão
O evento teve grande rotatividades, alcançando um público em torno de 1000 pessoas.
Como premiação aos policiais penais e demais forças de segurança presentes no evento, foi sorteada uma carabina de pressão. O vencedor do sorteio foi o policial penal, Donizete Catanha. Outra carabina foi entregue como premiação da Gincana do Bem, em apoio ao projeto Tampinhas e Lacres de Amor, realizado pela Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho, o policial penal que arrecadasse o maior volume de tampinhas de plástico sairia vencedor. As tampinhas serão vendidas à empresa de reciclagem e o valor arrecadado será destinado à assistência de pessoas portadoras de câncer e seus familiares. O policial penal, Josiney Cardoso, levou 29,5 quilos de tampinhas plásticas, o maior número entre os participantes e saiu vencedor da gincana. No total foram arrecadas 70 quilos de tampinhas.
O público visitante recebeu brindes, canetas e chaveiros, segundo o secretário, a entrega é uma forma de agradecimento da secretaria pela presença de todos, e completou: “É gratificante ver tantas famílias prestigiando a celebração do Dia da Polícia Penal, essa homenagem é pelo empenho que nossos policiais penais realizam suas atividades, e seu papel na segurança pública. O avanço da Sejus é notório e é fruto do trabalho do governo do Estado, mais a ação de cada servidor; trabalhamos pelo avanço da secretaria, por melhorias dos serviços prestados e valorização dos colaboradores, e nada mais justo que comemorar este dia com quem destinamos o nosso trabalho, a sociedade”, concluiu.
O governador Marcos Rocha ressaltou a importância do evento para a população: “Regulamentei a polícia penal em outubro do ano passado e desde então com suas novas atribuições, a segurança pública só veio a ganhar, e por ser uma polícia nova, muitas pessoas não conhecem esse trabalho, o antigo agente penitenciário já prestava um serviço de alta relevância para o sistema, mas hoje as ações vão além das muralhas da penitenciária, e é com muita alegria que vejo essas homenagens e interação, é a polícia para, e junto, com a sociedade,” finalizou.
0 Comentários